(11) 2941-8666 / (11) 99237-9258
www.santoscontabilidade.com.br
contato@santoscontabilidade.com.br
Circula nas redes um suposto aviso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmando que “aposentados que forem às urnas: o voto servirá de prova de vida junto ao INSS, fato que infelizmente não está sendo divulgado pela imprensa”. A publicação, inclusive, cita a Portaria PRES/INSS 1.408 de 2022, quando foi instituído o cruzamento de dados como comprovação de vida. É mais uma informação falsa, ou como chamam: fake news. O INSS afirma que essa informação é falsa e o suposto aviso que circula nas redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmando que “aposentados que forem às urnas: o voto servirá de prova de vida junto ao INSS, fato que infelizmente não está sendo divulgado pela imprensa” não procede. O que diz a portaria Portaria publicada pelo Ministério da Previdência Social no dia 8 de março deste ano decidiu que :até 31 de dezembro de 2024 a falta de comprovação da prova de vida dos beneficiários do INSS não vai acarretar no bloqueio ou suspensão do benefício.
Além da orientação para o não bloqueio dos benefícios sem prova de vida até o final desse prazo, a portaria muda o período da contagem de 10 meses para a comprovação. Ou seja, em vez de a contagem valer a partir da data de aniversário do segurado, ela agora começa da data da última atualização do benefício ou mesmo da última prova de vida. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, explica que os aposentados e pensionistas não precisam se preocupar com a suspensão do pagamento por falta de comprovação de vida.”Cabe ao INSS comprovar que o beneficiário está vivo. Para isso, recebemos dados de outros órgãos públicos federais, preferencialmente biométricos, para realizar cruzamento de informações de cidadãos e cidadãs. Essas informações são cruzadas com outras que constam na base do governo federal”, explica o presidente. Vejam os documentos que ainda não valem como comprovantes da Prova de vida:
I – vacinação;
II – cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
II – votação nas eleições;
III – emissão/renovação de:
a) passaporte;
b) carteira de motorista;
c) carteira de trabalho;
d) alistamento militar;
e) carteira de identidade; ou
f) outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
g) declaração de Imposto de Renda como titular ou dependente.
Pelo aplicativo Meu INSS
É importante lembrar que, para comprovar a vida, não é preciso ir até o banco ou a uma agência do INSS. O segurado que preferir pode fazer a comprovação de vida pelo aplicativo Meu INSS.
______________________________________
Segunda a Sexta:
Das 7:30h as 12:00h e 13:15h as 17:30h
11 2941-8666 / 99237-9258
contato@santoscontabilidade.com.br
Rua Winifred nº 161 – Vila Carrão
São Paulo – SP – CEP 03424-010
______________________________________
______________________________________
OUVIDORIA
ouvidoria@santoscontabilidade.com.br
______________________________________
LGPD
Para qualquer assunto da LGPD, nosso e-mail para tratativas, entre em contato
lgpd@santoscontabilidade.com.br
______________________________________